Home > Nossos Serviços

 

 

 

1. Treinamentos

 

Treinamentos abertos, in company e à distância sempre incluindo a apresentação de conceitos e exercícios práticos:

 

ROL DE TREINAMENTOS OFERECIDOS:

 

I- Sistema de Gestão Integrada ISO 9001:2000, ISO 14001:2004, OHSAS 18001:1999 –
Carga horária 16h

 

  • Introdução a sistemas de gestão;
  • Nomenclatura e conceitos envolvidos nas definições;
  • Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2004;
  • Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS 18001:1999;
  • Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000;
  • Sistema de Gestão Integrada: os elementos comuns a todas as normas.

II- Introdução à ISO 9001:2000 –
Carga horária 16h

 

  • Objetivos de um sistema de gestão da qualidade;
  • Abordagem por processo;
  • Estrutura da Família ISO 9000:2000;
  • Visão geral da ISO 9001:2000;
  • Requisitos de documentação;
  • Requisitos da ISO 9001:2000 e principais alterações em relação aos da ISO 9001:1994;
  • Auditorias baseadas em processos.

III - Modelo de Gestão baseado nos Critérios de Excelência do PNQ –
Carga horária 16h

 

  • A origem do Modelo;
  • Fundamentos da excelência na gestão;
  • O diagrama da gestão;
  • Desdobramento dos fundamentos nos critérios de excelência;
  • Análise de cada um dos requisitos contemplando:
    • O que é exigido;
    • Exemplos de práticas de gestão que atendem ao requisito;
    • Discussão sobre como implementar essas práticas de gestão.
  • Formas de implantação do Modelo.

IV - Formação de auditores internos ISO 9001:2000 – Carga horária 16h

 

  • Conceitos básicos
  • Abordagem por processos;
  • Documentação de processos;
  • A norma ISO 9000;
  • A ISO 19011 – Diretrizes para auditoria A ISO 19011 – Diretrizes para auditoria;
  • Roteiro de uma auditoria;
  • Condução das atividades nas instalações do auditado;
  • Relatório de não conformidade;
  • Relatório de auditoria.


V- Formação de auditores internos Sistema de Gestão Integrado –

Carga horária 24h

 

  • Objetivos de uma auditoria
  • Sistemas de Gestão
  • Abordagem por processos
  • Principais requisitos das normas de gestão
  • Princípios de auditoria
  • Gerenciamento de um programa de auditorias
  • Roteiro de uma auditoria
    • Planejamento;
    • Lista de Verificação;
    • Analise da documentação;
    • Condução das atividades nas instalações do auditado
  • Acompanhamento de Ações Corretivas
  • Competências requeridas dos auditores


VI - Formação de avaliadores nos Critérios de Excelência do PNQ –

Carga horária 16h

 

  • Modelo de Gestão baseado nos Critérios de Excelência;
  • Diagrama da Gestão;
  • Os Critérios de Excelência;
  • Sistema de pontuação;
  • Etapas do processo de avaliação



VII - Formação de avaliadores nos Primeiros Passos para a Excelência -
Carga horária 16h

 

  • Modelo de Gestão baseado nos Primeiros Passos para a Excelência;
  • Diagrama da Gestão;
  • Os Critérios de Excelência;
  • Sistema de pontuação;
  • Etapas do processo de avaliação.


VIII – Elaboração do Relatório da Gestão com base nos Critérios de Excelência do PNQ –

Carga horária 16h

 

  • Gestão das Organizações na abordagem por processos;
  • Modelo de Gestão baseado nos Critérios de Excelência;
  • Os Critérios de Excelência;
  • Uso dos Critérios de Excelência na modelagem da gestão das organizações;
  • Como elaborar um Relatório da Gestão



IX - Gestão de Processos -

Carga horária 16h

 

  • Conceitos básicos sobre abordagem por processos
  • Uso de indicadores no controle de processos;
     Controle de processos;
  • Melhoria de processos;
  • Modelos de sistemas de gestão de processos.


X - Planejamento Estratégico -

Carga horária 16h

 

  • O que é estratégia;
  • Tipos de planejamento estratégico;
  • Formulação de estratégias;
  • Desdobramento de estratégias na organização;
  • Administração do ciclo de planejamento.

 

 

XI - Sistema de Medição do Desempenho -

Carga horária 16h

 

  • Conceito de desempenho global;
  • Formas de se classificar os indicadores;
  • Visão geral do sistema de medição;
  • Projeto do painel de bordo;
  • Cuidados na escolha dos indicadores;
  • Escolha de referenciais;
  • Desdobramento do painel de bordo pelos demais níveis da organização;
  • Utilizações do painel de bordo;
  • Processo de análise crítica do desempenho.


XII - Uso de indicadores na gestão -

Carga horária 16h

 

  • Gestão das Organizações na abordagem por processo;
  • Papel dos indicadores na gestão;
  • Critérios de seleção de indicadores;
  • Gestão de indicadores

 

 

 

Voltar

 


2. Auditorias de Sistemas


Realização de auditorias internas e de 2a Parte (em fornecedores e contratados) para verificação da conformidade de sistemas de gestão como as normas ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental), OHSAS 18001 (Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho) e NBR 16001 (Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social).


Nossa equipe já realizou mais de cem (100) auditorias, em seus vários tipos (1ª, 2a, e 3a partes). Podemos utilizar nosso próprio Procedimento de Auditoria, que atende à norma ISO 19011, e nosso próprio formulário de auditorias, ou podemos utilizar o procedimento e formulário do cliente. Todos os nossos auditores possuem treinamento de auditores líderes e certificação na sua área de atuação.

 

Voltar

 


3. Apoio ao cadastramento na Petrobras – PROGEFE


Apoio às empresas que querem se registrar no Cadastro Corporativo da Petrobras ou às que querem melhorar sua nota atual, com o objetivo de obter notas que as levem para o Quadrante D, o mais alto e que permite às empresas serem convidadas para qualquer tipo de serviço.

Nossa experiência com os requisitos da Petrobras permitiu que todas as empresas que apoiamos alcançaram o objetivo desejado.

 

Voltar

 


4. Qualificação de Fornecedores


Avaliação da capacidade fabril e/ou de realização dos serviços bem como da capacitação técnica, gerencial, em saúde, segurança e meio ambiente para permitir a qualificação de fornecedores tanto para cadastramento numa lista de fornecedores qualificados ou antes de colocação de uma ordem de compra.


Possuímos experiência na avaliação de fabricantes de equipamentos para a indústria do petróleo, petroquímica, energia, construção naval e de empresas de engenharia e de construção.


Avaliação da capacidade – consiste na avaliação dos recursos existentes no fornecedor (equipamentos, área, pessoas) e de sua carteira de contratos para verificar sua disponibilidade de atender a uma ordem de fornecimento:


Avaliação da capacidade técnica – consiste na verificação da experiência anterior e na adequação dos equipamentos, métodos de trabalho e competência das pessoas para atender a uma ordem de fornecimento.

Avaliação da capacidade gerencial – consiste na avaliação do sistema de gestão, certificado ou não, utilizado pelo fornecedor para assegurar o cumprimento dos requisitos contratuais dos clientes.

Avaliação da capacitação em SMS – consiste na avaliação do sistema de gestão da saúde e segurança no trabalho e da gestão de seus impactos ambientais para verificar sua adequação ao atendimento dos clientes e requisitos legais aplicáveis.

 

Voltar

 


5. Diligenciamento em Fornecedores


Acompanhamento do andamento de ordens de fabricação, monitorando o atendimento aos requisitos contratuais de prazo e qualidade, de modo a permitir aos compradores de materiais, equipamentos e serviços a identificação, o mais cedo possível, de eventuais desvios do realizado em relação ao programado. Desta forma é possível se tomarem ações corretivas que reduzam ou eliminem eventuais problemas causados por esses desvios.


Nossos serviços incluem as etapas de:


Planejamento – identificação dos períodos de realização das visitas de acompanhamento (pontos de verificação e pontos de testemunho).

Visitas de diligenciamento – análise do cumprimento das atividades previstas no cronograma do fornecedor até a data e emissão de um Relatório de Visita.

Relatório Final – Relatório com a avaliação final do desempenho do fornecedor.


Voltar


6. Auditorias de Produto


Realização de auditorias técnicas em fabricantes e/ou empresas de prestação de serviços para verificar o cumprimento de normas técnicas de fabricação e/ou de construção. Este tipo de auditoria complementa a auditoria de sistema ao verificar a conformidade da fabricação e/ou construção com as normas técnicas nacionais ou internacionais aplicáveis.


Possuímos experiência com auditoria em normas do American Petroleum Institute (API), American Society of Mechanical Engineers (ASME), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), International Standartization Organization (ISO), e de empresas como a PETROBRAS.

 

Voltar

 


7. Consultoria em Sistemas de Gestão Certificados


Orientar o desenvolvimento, implantação e certificação de sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), ambiental (ISO 14001), da saúde e segurança no trabalho (OHSAS 18001) e da responsabilidade social (NBR 16001, futura ISO 26001). O tempo necessário para a implantação de um sistema de gestão pode variar de quatro (4) a doze (12) meses dependendo do tamanho da empresa, complexidade de seus processos e do maior ou menor envolvimento das pessoas da organização.


Nossa empresa já orientou a certificação de doze (12) organizações, tendo obtido sucesso em todas elas. Nosso trabalho inclui as etapas de identificação dos processos da organização, levantamento dos requisitos e expectativas dos clientes, definição da política, objetivos e metas, desenvolvimento dos documentos obrigatórios e aqueles considerados como relevantes pela organização, conscientização da força de trabalho e realização de auditorias internas.


Após a implantação e certificação, possuímos experiência para orientar ou assumir a manutenção do sistema, o que incluindo a coleta e análise de dados, medição da satisfação de clientes, análise de não conformidades, definição de ações corretivas e preventivas, gerenciamento do programa de auditorias internas, manutenção da atualização da documentação e dos registros, preparo das reuniões de análise crítica, acompanhamento de planos de ação.

 

Voltar


8. Consultoria em Modelos de Excelência em Gestão


Orientação na realização de um diagnóstico da situação atual das práticas de gestão da organização em relação a modelos considerados como referência na Excelência em Gestão, como por exemplo o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ou o modelo do Prêmio Ibero-Americano de Qualidade da Fundação Ibero-Americana para la Gestión de la Calidad (FUNDIBEQ).


A experiência de nosso consultor sênior como Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade de 1997 a 2008, e experiência no desenvolvimento e implantação de processos de avaliação da qualidade da gestão para Prêmios Estaduais da Qualidade, e para grandes empresas.


Nossa metodologia inclui a aplicação de ferramentas de diagnóstico do estágio atual da gestão na organização, identificação de processos gerenciais e práticas de gestão, orientação no benchmarking e na escolha das melhores práticas de gestão e no treinamento das pessoas como apoio ao processo de melhoria da gestão.

 

Voltar

 

 

9. Gerenciamento por processos

 

Inicia-se com o mapeamento de todos os processos de uma organização permitindo a definição clara de responsabilidades e autoridade sobre o desempenho dos processos. Utilizando ferramentas como fluxogramas, mapa de processos, SIPOC (suppliers, input, process, output, clients) para identificar as atividades e suas interfaces, o mapeamento de processos permite a implantação de um dos fundamentos da excelência em gestão, a abordagem por processos.

 

A partir da identificação dos processos, suas atividades e produtos é possível estabelecer uma estrutura de gerenciamento com base em indicadores de desempenho, competências requeridas às pessoas envolvidas, procedimentos de execução e de controle, bem como a capacidade e a variabilidade de cada processo.

 

Nossa empresa já realizou o mapeamento dos processos de dezenas de empresas, isoladamente ou como parte da implantação de sistemas de gestão certificados ou de sistemas de excelência em gestão.

 

Voltar

 

 

10. Planejamento Estratégico

 

Num mundo em que a única certeza é a mudança, como assegurar a sobrevivência das organizações em longo prazo. O processo de planejamento estratégico procura identificar os cenários possíveis de acontecer no futuro e com isso determinar qual o melhor posicionamento da organização nestes cenários futuros, direcionando suas ações para maximizar o desempenho.

 

Utilizando-se de ferramentas como estudo de cenários, modelo de Porter, matriz SWOT, método de Pine para definição do posicionamento estratégico, entre outras, é possível formular objetivos estratégicos a serem alcançados pela organização num horizonte de tempo compatível com suas atividades e seu mercado.

 

Mas apenas formular objetivos estratégicos não é suficiente. Estudos mostram que a maioria das organizações não alcançam suas estratégias devido a uma combinação de fatores como planos mal formulados, recursos mal aplicados, falhas na comunicação e limitada responsabilidade por resultados. Resultados plurianuais raramente correspondem a projeções. Há um descasamento entre o desdobramento das estratégias e a alocação de recursos. Com isso o orçamento operacional anual acaba por nortear investimentos e estratégias de longo prazo.

 

Nosso modelo de planejamento estratégico inclui o desdobramento das estratégias entre as diferentes áreas da organização até o nível de planos de ação. E depois utiliza uma ferramenta que permite o monitoramento desses planos de ação e a análise crítica periódica dos resultados alcançados, permitindo, se necessário, a reformulação das estratégias de modo pró-ativo, implantando o que chamamos de Administração Estratégica.

 

Nossa empresa já contribuiu para o processo de planejamento estratégico de organizações dos mais variados tamanhos e setores de atuação, como distribuição de petróleo e derivados, bancos, instituições de ensino, geração e distribuição de energia elétrica, previdência privada, organizações sem fins lucrativos e da construção pesada.

 

Voltar

 

11. Sistema de Medição do Desempenho

 

Um dos fundamentos da excelência em gestão é que as decisões sejam tomadas com base em fatos e dados. Para que isso seja possível é necessário que as organizações implantem um sistema de indicadores que meçam o desempenho da organização nos níveis estratégico, gerencial e operacional. A este sistema de indicadores chamamos de Sistema de Medição do Desempenho, às vezes também chamado de Painel de Bordo.

 

Os indicadores do nível estratégico correspondem àqueles utilizados para monitorar as estratégias e para isso utilizamos metodologia baseada no Balanced Scorecard, desenvolvida por Kaplan e Norton. Para os indicadores do nível operacional utilizamos os indicadores de monitoramento dos processos e para os indicadores gerenciais utilizamos uma combinação entre indicadores desdobrados das estratégias e indicadores que promovam a melhoria do desempenho de cada setor da organização.

 

Nossa empresa já apoiou empresas de vários tamanhos e de diferentes setores de atuação no desenvolvimento de seu sistema de indicadores, tendo ministrado mais de 80 cursos sobre este assunto envolvendo mais de 1.000 participantes.

 

Voltar

12. Manutenção de Sistemas de Gestão Certificados

 

Nossa experiência mostra que as organizações certificadas têm dificuldade em manter seu Sistema de Gestão certificado atualizado de modo a evitar que ocorram não conformidades nas auditorias semestrais do Organismo de Certificação de Sistemas. Dentre os motivos para essa dificuldade listamos:

  • Falta de tempo dos supervisores das equipes para acompanharem os resultados do sistema;
  • Dificuldade em evidenciar a melhoria contínua do desempenho dos processos, que é um requisito das normas;
  • Dificuldade técnica com a estatística para a coleta e análise de dados;
  • Falta de objetividade na identificação de ações corretivas e preventivas;
  • Falta de foco e objetividade nas análises críticas pela alta direção devido a uma má preparação dos relatórios levados a essas reuniões;
  • Gestão inadequada de fornecedores e parceiros;
  • Dificuldade na identificação e implementação de ações para aumentar a competência do pessoal.

A manutenção do sistema consiste numa série de atividades voltadas a garantia da correta atualização e funcionamento do Sistema de Gestão certificado. Esse serviços incluem:


  • Fornecimento de orientações específicas para sanar não conformidades e oportunidades para melhorias encontradas durante o controle dos processos ou durante as auditorias internas e externas;
  • Realização de reuniões com a Alta Direção e com os supervisores de equipes visando manter e disseminar os principais conceitos do Sistema de Gestão certificado;
  • Acompanhamentos dos indicadores e demais características de controle dos processos;
  • Coleta e análise de dados de desempenho do Sistema de Gestão;
  • Preparação dos documentos necessários à análise crítica pela direção;
  • Acompanhamento e análise da eficácia das ações corretivas e preventivas;
  • Apoio na identificação de necessidades de novas competências e na realização de treinamentos de reciclagem e reforço sobre temas relacionados com o Sistema de Gestão;
  • Realização das auditorias internas semestrais.

 

Voltar

  • Experiência

  • Soluções para todos os tipos e portes de empresas

  • Sólido conhecimento técnico

  • Experiência gerencial

 

""